FIANB 2021
TEXTO DE ABERTURA DA EDIÇÃO DE 2021 DO FIANB
O Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil – FIANb apresenta sua segunda edição. O festival é uma ampliação do Seminário do Audiovisual Negro, que contou com três edições, idealizado e realizado pela Associação de Profissionais do Audiovisual Negro – Apan, sediada na cidade de São Paulo.
No ano de 2020, a primeira edição se deu em formato virtual, dada a crise pandêmica. O Festival teve como foco a descentralização de modos de pensar e fazer o cinema negro contemporâneo, no Brasil, e nossas estratégias não só de inserção, mas permanência nos espaços de criação narrativa e tomadas de decisão da indústria audiovisual brasileira.
Em sua segunda edição, mais do que pensar na continuidade da pandemia, que nos atinge e nos atravessa de distintas formas, compreendemos que o formato on-line nos permite conectar e fortalecer o diálogo entre distintos profissionais espalhados pelo Brasil, criando redes trans territoriais, visando o diálogo e fortalecimento de intercâmbio das experiências em torno da construção de políticas públicas locais e regionais, bem como na afirmação de uma política afirmativa e atenta às múltiplas realidades do país.
Neste sentido, compreendendo que as conexões estabelecidas no FIANb estão relacionadas com a potencialização da missão da associação assentada em, não só de articular, mas de consolidar uma construção nacional e descentralizada da nossa entidade, nesta edição, o FIANb se torna, oficialmente, o espaço para orientar os debates no âmbito do audiovisual como parte fundamental das lutas do movimento negro do Brasil, compreendendo as narrativas e imagens que fabulamos, construímos e desconstruímos do cinema negro brasileiro, como caminhos para uma presença nos distintos elos da indústria audiovisual e no imaginário da população negra e não negra.
Com o FIANB, damos conta da nossa missão de valorização da negritude e a defesa dos interesses de uma perspectiva inclusiva com atenção ao recorte racial, em relação a todos os elos da cadeia produtiva audiovisual.
Bem-vindes ao FIANB 2021.
Rodrigo Antonio
Presidente APAN
ESTRATÉGIAS PARA PRESENÇA NEGRA NOS ESPAÇOS E NOS IMAGINÁRIOS
MESAS
LAB NEGRAS NARRATIVAS
Desde 2016, o LAB Negras Narrativas tem atuado como um importante espaço de encontro para aprimoramento de projetos audiovisuais de realizadores negres. Ao longo destes anos, este laboratório de roteiros tem se esforçado para garantir às pessoas participantes palestras e consultorias nas áreas de direção, roteiro e produção, com- preendendo o desenvolvimento da tríade criativa em conjunto como fundamental para a formação de profissionais negres em departamentos chaves da cadeia produtiva e, assim, atuando na expansão de narrativas negras plurais.
Em 2020, com a ampliação Seminário do Audiovisual Negro e criação do Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil – Fianb, o Negras Narrativas também se atualizou e redesenhou caminhos dentro das possibilidades e desafios que o ano de 2020 e a crise sanitária da covid-19 apresentaram em nossas vidas. Dado o contexto de sobrevivência e a busca por seguir caminhando, espaços de trocas são fundamentais e nos permitem seguir acreditando que um novo mundo é possível e as narrativas apresentadas aqui são a prova de que construímos e queremos nos ver nesse mundo que é do devir, mas também é do que aqui e do agora, é de ontem, vem de muito tempo.
Este ano o Lab Negras Narrativas (“Lab”) integra a programação do 2º Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil, seguindo de forma online para todo Brasil de 16 a 20 de novembro de 2021, e conta com o patrocínio da SPCine, Amazon Studios, Amazon Prime e apoio do Projeto Paradiso.
Na edição 2021, criamos um novo espaço, o laboratório Work in Progress no qual serão selecionados documentários, em etapa de finalização, para receberem consultorias, análises de estrutura e debates sobre roteiro e montagem a partir das obras já filmadas, montadores e editores negres interessados também poderão participar desta atividade como uma plateia ativa. As consultorias contarão com especialistas nas áreas de roteiro, montagem e edição. Além do Lab Negras Narrativas WIP, nesta edição, daremos foco aos projetos de documentário, com seleção de 9 (nove) projetos dos distintos formatos, curta, longa e série para consultoria com diretores, produtores e especialistas do gênero no cenário nacional.
Voltaremos a uma rotina de telas, quadradinhos de reunião que nos abrem para um universo de realidades e potências que extrapolaram a limitação do virtual. Aguardamos vocês!
Rodrigo Antonio - Presidente da Apan
Melina Bomfim - Coordenadora Lab Negras Narrativas 2021
TUTORIAS ROTEIRO E DIREÇÃO
TUTORIAS PRODUÇÃO
TUTORIAS WIP
LAB PRODUÇÃO CRIATIVA
As múltiplas linguagens e realidades do audiovisual brasileiro ainda inviabilizam causas e profissionais negrxs, concentrando nas narrativas hegemônicas a base estrutural dos processos produtivos, desde o desenvolvimento até a distribuição.
Através dessa percepção, quanto a distorção de representatividade e absorção de realidades negras em suas inúmeras nuances, o Laboratório de Produção Criativa do MECAA, espaço de mercado integrante da programação do 2º FIANB - Festival Internacional de Audiovisual Negro do Brasil, evento realizado pela Associação de Profissionais do Audiovisual Negro - APAN, abre espaço para vozes insurgentes que transpuseram as barreiras delimitantes do audiovisual e se deslocam em direções de destaque ascendente nas mais diversas áreas do mercado.
A proposta para esta edição do Laboratório de Produção Criativa do MECAA é ser, fazer e ver o audiovisual como agente inclusivo social, artístico e econômico, visando dar conta das múltiplas realidades dos profissionais negrxs do mercado audiovisual nacional, com diferentes níveis de formação, estrutura de suas empresas produtoras e estágios de seus projetos assim como, fomentar e fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual negro; aumentar a presença e instrumentalizar os realizadores e realizadoras associados a APAN para uma ação fortalecida e estratégica na indústria criativa nacional.
EQUIPE FIANB 2021
RODRIGO ANTONIO
COORDENAÇÃO GERAL E PRODUÇÃO EXECUTIVA
KARINY MARTINS
COORDENAÇÃO GERAL E DIREÇÃO ARTÍSTICA
TATIANA CARVALHO COSTA
DIREÇÃO ARTÍSTICA
MAURICIO MENDONÇA MORAES
PRODUÇÃO
MELINA BOMFIM
COORDENAÇÃO LAB NEGRAS NARRATIVAS
SUZANA MATOS
PRODUÇÃO LAB NEGRAS NARRATIVAS
ANNA ANDRADE
COORDENAÇÃO LAB DE PRODUÇÃO CRIATIVA
FLÁVIO REIS
RAFAEL NASCIMENTO
PRODUÇÃO LAB DE PRODUÇÃO CRIATIVA
TULANI NASCIMENTO
ASSISTÊNCIA DE COORDENAÇÃO
ALGRIN DAVID
LETÍCIA BISPO
FABIO RODRIGUES FILHO
CURADORIA MOSTRA DO AUDIOVISUAL NEGRO
DAIANE DO AMARAL COSTA
COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO
JORDANA JESUS
BEATRIZ FERREIRA
ASSISTENTE DE COMUNICAÇÃO
DARWIN MARINHO
DESIGNER
DHIOVANA BARROSO
DESIGNER ASSISTENTE
ELLA MONSTRA
WEB DESIGNER