LAB NEGRAS NARRATIVAS

Desde 2016, o LAB Negras Narrativas tem atuado como um importante espaço de encontro para aprimoramento de projetos audiovisuais de realizadores negres. Ao longo destes anos, este laboratório de roteiros tem se esforçado para garantir às pessoas participantes palestras e consultorias nas áreas de direção, roteiro e produção, com- preendendo o desenvolvimento da tríade criativa em conjunto como fundamental para a formação de profissionais negres em departamentos chaves da cadeia produtiva e, assim, atuando na expansão de narrativas negras plurais.

Em 2020, com a ampliação Seminário do Audiovisual Negro e criação do Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil – Fianb, o Negras Narrativas também se atualizou e redesenhou caminhos dentro das possibilidades e desafios que o ano de 2020 e a crise sanitária da covid-19 apresentaram em nossas vidas. Dado o contexto de sobrevivência e a busca por seguir caminhando, espaços de trocas são fundamentais e nos permitem seguir acreditando que um novo mundo é possível e as narrativas apresentadas aqui são a prova de que construímos e queremos nos ver nesse mundo que é do devir, mas também é do que aqui e do agora, é de ontem, vem de muito tempo. 

 

Este ano o Lab Negras Narrativas (“Lab”) integra a programação do 2º Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil, seguindo de forma online para todo Brasil de 16 a 20 de novembro de 2021, e conta com o patrocínio da SPCine, Amazon Studios, Amazon Prime e apoio do Projeto Paradiso.

 

Na edição 2021, criamos um novo espaço, o laboratório Work in Progress no qual serão selecionados documentários, em etapa de finalização, para receberem consultorias, análises de estrutura e debates sobre roteiro e montagem a partir das obras já filmadas, montadores e editores negres interessados também poderão participar desta atividade como uma plateia ativa. As consultorias contarão com especialistas nas áreas de roteiro, montagem e edição. Além do Lab Negras Narrativas WIP, nesta edição, daremos foco aos projetos de documentário, com seleção de 9 (nove) projetos dos distintos formatos, curta, longa e série para consultoria com diretores, produtores e especialistas do gênero no cenário nacional.

 

Voltaremos a uma rotina de telas, quadradinhos de reunião que nos abrem para um universo de realidades e potências que extrapolaram a limitação do virtual. Aguardamos vocês! 

Rodrigo Antonio - Presidente da Apan
Melina Bomfim - Coordenadora Lab Negras Narrativas 2021

 

INSCRIÇÕES

LAB NEGRAS NARRATIVAS DOCUMENTÁRIOS

Serão selecionados 09 projetos de documentário - 03 longas-metragem, 03 curtas-metragem e 03 narrativas seriadas que receberão tutorias de roteiro, direção e produção, nos dias 18 a 20 de novembro.

LAB NEGRAS NARRATIVAS WORK IN PROGRESS - WIP

Na edição 2021, criamos um novo espaço, o Laboratório de Work In Progress no qual serão selecionados 1 (um) projeto de curta-metragem e 1 (um) projeto de longa-metragem do gênero documentário em etapa de finalização, para receberem consultorias e análises de estrutura. Além disso, o laboratório selecionará 10 montadores negres para composição de uma plateia ativa, criando dois espaços formativos na mesma ação.

 

O objetivo da ação é que os realizadores selecionados possam expandir a percepção e possibilidades de montagem dos seus filmes, enriquecer seus projetos  e que eles atuem também como disparadores para conhecermos mais das estratégias, percursos e sensibilidades na visão de roteiro | montagem dos tutores. Os montadores | editores selecionades estarão numa perspectiva de imersão para acompanhar as metodologias abordadas por cada tutore e no final poderão fazer observações.

RESULTADO

CONVIDADOS

CLIQUE NA FOTO PARA ACESSAR A MINIBIO

TUTORIAS ROTEIRO E DIREÇÃO

TUTORIAS PRODUÇÃO

TUTORIAS WIP